top of page

Design Research
Sobre o tema de aprendizado:
Design Research é nossa proposta de jornada de pesquisa do usuário com orientação do design, realizando uma investigação sistemática a fim de obter informações como parte do processo de entender a experiência do usuário.
O processo de pesquisa emprega vários métodos e técnicas de coleta, análise e síntese de dados do usuário para chegar a conclusões, determinar fatos e descobrir problemas, de forma a revelar informações valiosas que podem ser inseridas no processo de concepção de soluções ( produtos e serviços ).
No contexto em que as pessoas lidam com muitos sistemas interativos no seu dia a dia e empresas precisam oferecer sempre as melhores soluções perante a concorrência, é extremamente importante que as equipes de Design e Desenvolvimento conheçam os seus usuários para projetar melhores soluções.
A proposta apresentar e ensinar os fundamentos e principais conceitos envolvidos em Research, assim como os principais métodos e técnicas de investigação dos usuários para a equipe de projeto, permitindo o entendimento de que pesquisa não se aplica apenas para desenvolvimento de produtos digital, vai além dessa vertente.
Conteúdo abordado:
-
Porque da pesquisa de experiência;
-
Planejamento da pesquisa de experiência;
-
Pesquisa quantitativa;
-
Pesquisa qualitativa;
-
Elaboração de questionários e os tipos de perguntas;
-
Recrutamento;
-
Desk research;
-
Pesquisas secundárias;
-
Entrevistas em profundidade;
-
Entrevistas de focus group;
-
Etnografia ou observação;
-
Pesquisa contextual;
-
Testes de usabilidade;
-
Implicações éticas e LGPD.

Ferramentas utilizadas nos workshops práticos:
-
Planejamento de pesquisa
-
Elaboração de questionários de pesquisa
-
Entrevista de Profundidade
-
Entrevista de Focus Group
-
Desk research
-
Safari
-
Testes A/B
-
Usuário oculto
-
Shadowing
-
Matriz de afinidades
Benefícios, por que estudar esse tema:
-
Uso de abordagens emergentes para desenvolvimento de soluções;
-
Desenvolvimento de cultura de inovação;
-
Modelo de concepção de soluções e protótipos;
-
Aceleração do ciclo de inovação na organização;
-
Uso de modelo Lean para discovery de produtos.
Para quem se destina:
Profissionais que atuem nas áreas de inovação, desenvolvimento de software, digital, marketing e branding que queiram aprofundar o processo de concepção de produtos digitais com foco no usuário.
bottom of page